Chevrolet Cruze

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Chevrolet Cruze

Troca de informações sobre o Chevrolet Cruze

Cruze - manutenção, peças, dicas e técnicas

Chevas
    Chevas
    Admin

Cruze - manutenção, peças, dicas e técnicas Empty Cruze - manutenção, peças, dicas e técnicas

Mensagem por Chevas Seg Set 05, 2022 2:04 pm

Saudações cheers

Este tópico é dedicado à parte técnica, mecânica, elétrica e afins. Qualquer dica mecânica ou técnica pode ser inserida aqui.

[]'s

Última edição por Chevas em Seg Set 19, 2022 12:18 am, editado 1 vez(es)
    Chevas
    Chevas
    Admin

Cruze - manutenção, peças, dicas e técnicas Empty Defletor inferior traseiro

Mensagem por Chevas Seg Set 19, 2022 12:05 am

Primeiros "up's" no carro, que classifico como dica técnica: descobri que desde 2020 (pelo que sei) o Cruze sedan está vindo sem duas peças que considero importantes: o puxador interno da tampa do porta malas (pelo menos do sedan, o hatch eu não sei) e defletor de ar inferior traseiro. Já comprei os dois. O puxador só achei usado, mas estava em estado de novo. Pena que não vieram os parafusos e porcas especiais, tive que comprar, mas ainda estou esperando chegar as porcas. O defletor achei novo original a um bom preço.

O defletor traseiro chegou e já instalei. Usei parafusos comuns e porcas de plástico genéricas (é impressionante o valor que pedem por simples parafusos na ccs, quando tem).  O puxador usarei parafusos comuns também, estou esperando chegarem as porcas internas especiais. Essas, só originais. Pelo menos são baratas.

Abaixo seguem umas fotos e o material necessário. Para instalar, não tem mistério, o mais chato é o puxador, tem que retirar o forro de acabamento da tampa do porta-malas. São 7 presilhas plásticas retiradas com espátulas especiais ou com outra ferramenta (cuidado para não estragar nem as presilhas nem o forro).  O defletor é só ir embaixo do carro e colocar os parafusos e porcas nos locais corretos. Um local é para ser fixado em um porca plástica já existente, que prende o apara-barro.
    Lista de peças:

Puxador: (95460708)
    Parafusos do puxador (11589012): especificação M4.2x1.41x25  c/arruela, 2 unidades
    Porcas internas especiais (11609952): 2 unidades.

Defletor traseiro (39052123) - o meu já veio com as 2 porcas roscadas (11515638)
    Porcas de plástico (11547637) - 3 unidades
    Parafuso roscado aço (11589012) - 3 unidades

Fotos do defletor, antes e depois:
    Cruze - manutenção, peças, dicas e técnicas Img_2323

Cruze - manutenção, peças, dicas e técnicas Img_2324

Quando eu conseguir colocar o puxador, complemento esta postagem.

Créditos:

https://www.youtube.com/watch?v=NpXGAKcnTWc&t=198s
    https://www.instagram.com/car.lovers33/

Editado: Colocado o puxador:
    Cruze - manutenção, peças, dicas e técnicas Img_2326

É meio chato de colocar, pois além de retirar o forro da tampa, tem que colocar as porcas na tampa por dentro. Entretanto, colocá-las na tampa primeiro não é uma boa opção, pois depois é muito difícil de acertar os parafusos nos buracos. O melhor é prender as porcas nos parafusos (poucas voltas) e depois então empurrar tudo contra os locais corretos da tampa, pois essas porcas são de encaixe. Basta empurrá-las que elas travam na tampa por dentro. Aí sim pode-se apertar tudo. Cuidar para centralizar o forro e marcar bem certinho o local onde os parafusos vão penetrar no forro. O meu não ficou perfeitamente centralizado, mas só se nota se reparar bem.

[]'s

Última edição por Chevas em Sáb Out 08, 2022 1:32 pm, editado 6 vez(es)
    Chevas
    Chevas
    Admin

Cruze - manutenção, peças, dicas e técnicas Empty Re: Cruze - manutenção, peças, dicas e técnicas

Mensagem por Chevas Seg Set 19, 2022 12:16 am

Uma coisa interessante é que no porta-luvas não tem uma divisória, como no Astra, mas tem ressaltos que parecem servir para este propósito, dá pra ver o do lado esquerdo neste diagrama abaixo. Entretanto, nas listas de peças que pesquisei (https://7zap.com/pt/catalog/cars/Chevrolet/) não encontrei nada, então pretendo adaptar uma divisória ali, ainda não sei de que jeito. Ficaria melhor organizado.
    Cruze - manutenção, peças, dicas e técnicas 16020510

Editado: descobri que existem firmas de adesivos e placas de avisos (firmas de artes gráficas) que vendem placas de ABS, com uma espessura apropriada, a um preço bem bom, e inclusive recortam no formato que vc quiser, basta fornecer um molde. O problema é que só tem branco, mas podem ser "adesivadas" de preto. Por enquanto, é uma opção, só tem que fazer um molde bem preciso da divisória, com alguma margem para lixar caso fique muito justo...
    []'s

Última edição por Chevas em Sáb Out 08, 2022 1:38 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : adicionar informação)
    Chevas
    Chevas
    Admin

Cruze - manutenção, peças, dicas e técnicas Empty Re: Cruze - manutenção, peças, dicas e técnicas

Mensagem por Chevas Sáb Out 15, 2022 9:52 pm

Buenas. Fiz a divisória do porta-luvas. A placa que vendem cortada sob medida e adesivada de preto por cima é de PVC, não de ABS. Ela é branca e um pouco mole, por isso coloquei um reforço por baixo com um retalho do mesmo pvc, além de um pedacinho pequeno preso com um parafuso para encaixar num furo que tem na parte de trás do porta-luvas, ajudando no apoio.

Esta é a placa pronta:
    Cruze - manutenção, peças, dicas e técnicas Img_2335

E nesta foto, eu ainda estava testando, depois dei mais uma lixada para entrar menos apertado e pintei a borda branca de preto. Não ficou excelente, mas bem aceitável. Pelo menos o porta-luvas  fica mais organizado. Wink
    Cruze - manutenção, peças, dicas e técnicas Img_2334

Custo da placa: 12 pilas!  Cruze - manutenção, peças, dicas e técnicas 1f605

Se alguém quiser eu mando o desenho dela digitalizado.

Próximo up, mês que vem: filme nos vidros. Nada escurão, será só pra dar uma quebrada no sol e calor. No para-brisa vou colocar a de cerâmica transparente, e no resto, um filme intermediário entre a cerâmica e a comum. Diz o instalador que oferece uma ótima proteção contra o sol e o calor.

[]'s
    Chevas
    Chevas
    Admin

Mensagem por Chevas Qui Abr 11, 2024 2:29 pm

Buenos!
    Descobri uma coisa bem interessante, graças a um vídeo no YT. Como todo mundo sabe, quando o carro tem partida por chave, o cilindro da ignição tem 3 estágios. O segundo estágio liga os sistemas elétricos do carro sem ligar o motor. Mas quando o veículo tem partida por botão, como fica? No caso do Cruze B, se vc apertar o botão sem pisar no freio, ele liga alguns sistemas, mas não todos. Para conseguir isso, vc deve ficar apertando o botão por uns 5 segundos. Todos os sistemas vão ligar, inclusive algumas configurações que são feitas no painel ou na multimídia. O pior é que está escrito no manual (Cruze 22/23: pág. 144 - Condução e operação - veículos com botão de partida - Ignição no modo de energia), eu é que não prestei atenção. De qualquer forma, agradeço ao autor do vídeo:

[]'s

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg Nov 04, 2024 9:58 pm